Sou só eu ou é impossível, enquanto artistas portugueses sermos amigos a sério?
Porquê tanto medo e tanta competição de mau gosto na nossa área?
Já na universidade sentia isso... não havia partilha de informação porque tínhamos medo de que nos roubassem a ideia... ou algo que tivéssemos feito... eu própria tinha essa atitude.
Mas, com o tempo, aprendi de que não vale a pena sermos assim.
Ou será que vale?
Dizem que o segredo é a alma do negócio...
Contudo... não evoluiríamos mais depressa e melhor se nos ajudássemos uns aos outros?
Tentar não custa de todo! E tens todo o meu apoio!!
:) Eu sei que é uma ideia utópica, mas não custa nada tentar... Se se conseguir uma diferença de 5% daquilo que temos agora já acho que é uma vitória :)
Mas eu compreendo, o mercado está viciado cá, é muito difícil mudar, infelizmente.
Olá Diana! A tua atitude é louvável mas não irá mudar mentalidades! Ando nisto há 17 anos e por isso nem me preocupo em procurar projectos por cá! Os únicos com quem trabalho são pessoas que me conhecem e/ou reconhecem o meu profissionalismo.
Foi um bocado por isto que decidi criar a TugaNetwork. Para ver se conseguia contraria um pouco esta atitude. Acho que todos temos de mudar a mentalidade que nos é imposta pela nossa cultura.
Tens muita razão, amiga. E eu desde sempre que tento contrariar isso, às vezes mais, outras vezes menos. Para mim o conhecimento é como grãos de arroz, se tentares agarrar, vão escorregar por entre os dedos, se ofereceres em concha, pode ser que alguém junte mais arroz ou acrescente mais qualquer coisa...
Pergunto-me se isto acontece porque o mercado é tão pequeno e as ofertas tão poucas que nos fazem ocultar tudo para lixar os outros só para podermos sobressair... não era mais justo sermos só bons no que fazemos? E sermos escolhidos por causa disso?
Eu sei... é super utópico o que disse :D
Na minha opinião, isso pode parecer que acontece porque o mercado é pequeno no nosss país... Mas se pensarmos bem... O mercado ficará a ganhar se nos unirmos. Já ando nisto faz tempo e chego à conclusão que é por sermos assim... que nem existem preços, nem tabelas, nem valores de preços para os trabalhos. Existem pessoas a pedirem valores muito baixos e alguns artistas aceitam... Não é justo para essa pessoa, que trabalha muito e ganha pouco nem para o mercado. Não há informação.. Os valores descem. Tem que haver mais comunicação e inter ajuda. Não só nos ajudamos como reforçamos o meio.