Trabalho no Softimage há 7 anos, mas está na hora de tentar fazer a transição para outro programa. O Maya sempre foi o primeiro programa da minha lista, mas por ser um programa opensource e por isso grátis, decidi começar pelo Blender.
Ainda vi poucos tutoriais, e há algumas coisas que me fazem confusão, como o facto de dar uma cor ao material de um objecto e para a cor na viewport tenho de carregar no botão (não é um processo automático, WTF?)
Contudo, a facilidade com que se consegue aprender parece-me semelhante à do Softimage o que me agradou bastante.
Gostava de saber que outras opiniões há por aqui, vale mesmo a pena perder tempo com o Blender?
O Blender é gratuito e não to com grana pra investir em outros softwares, prefiro aprender a usar esse.
mais software 3D para modelagem e animação: https://www.xp-pen.pt/forum-6105.html , Maya, 3DS Max, Cinema 4D, Modo, Blender, Houdini, Zbrush...
Ui! Esse é outro que entrou para a minha lista de espera à pouco tempo atrás ehehe.
claro! uma já não existe, a outra chama se Fabamaq (acabei de adicionar à lista de empresas aqui do site). pois, querer aprender tudo.... onde já ouvi isso :) ainda não peguei no Substance Painter pq ñ tenho tempo :/
Epá! Agora fiquei entusiasmada com o Blender novamente! Raios.. pareço uma barata tonta a querer aprender tudo de uma vez!! Obrigada pela tua opinião Filipe! Já agora, achas que podemos saber que empresas são essas que adoptaram o Blender?
bom dia/tarde/noite a todos! vou deixar também um pouco do meu percurso profissional no mundo do 3D. Começei, como quase todos na altura, com o 3ds max a fazer uns prédios e cenas assim. depois começei a interessar me mais pela animação 3d e ainda cheguei a "brincar" com o Maya, até que descobri o Blender. Também uso o C4D que gosto bastante. Já sou utilizador do Blender à mais de 6 anos e posso te dizer que as 2 últimas empresas onde trabalhei, consegui que todas elas adoptassem o Blender. Neste momento, e na empresa onde estou, o Blender passou a ser a 1ª ferramenta 3d. é claro que ainda é + fácil fazer motion graphic no C4D, mas com um pouco de paciência e gosto, consegue se quase o mesmo resultado no Blender. Acredito que depois do tão esperado lançamento do Blender 2.8 que vai trazer enormes mudanças ao SW, mais profissionais se vão juntar à equipa! como em todo o lado, a mudança é sempre um entrave grande e maiorparte das pessoas não estão para aprender constantemente novos SW, mas acredita que depois de "dominares" o Blender não vais querer usar outro. qlqr dúvida estou ao dispor
Se vires os videos do DFTA - production diaries és capaz de encontrar por lá todo um Sebastião Lopes (eu) a falar sobre animação em cinema, bem como mais malta que esteve a trabalhar no projecto. Apesar de não gostar nada de como sai nesse vídeo. Ahah. No entanto, esse projecto é todo feito em c4d. Tens ate uma talk dos directores Guilherme Afonso e Miguel Madail a apresentar o projecto na FMX algures no youtube, que também aconselho a ver. Nos próximos dias vao poder ver outro projecto c4d muito interessante. E esperar para ver :).
:D
Sim o Houdini tem dado muito que falar, pelo menos aqui na Illusive, não se fala de outra coisa... acho que vou apostar um pouco no Maya e Blender em casa, quando puder, e no Houdini e 3DsMax aqui no trabalho porque tem que ser ;P
O Cinema 4D intriga-me bastante, adoro ver o motion que é feito com ele. Nunca vi foi nada, nenhuma curta.... feita em C4D, por isso quando à animação de personagens no C4D fico um pouco reticente, mas é porque ainda não vi nada a não ser o que a NEBULA tem andado a fazer >> http://nebula-studios.com/pages/dfta
Também ainda não vi nada animado no Houdini, para já a ideia que tenho é que é muito para modelação "procedural"... e animação também.. mas para animação de personagens? Que animações é que há por aí que mostrem do que o programa é capaz?
Olá pessoal. antes de mais: Diana, ótima iniciativa! Parabéns.
Queria só deixar o minha experiencia com os softwares mencionados acima. Eu aprendi 3d no Max, depois animação em Maya, seguido de rigging e, ultimamente, tenho trabalhado muito com c4d, animação e rigging também. De todos, aquele em que mais gosto de trabalhar é o Maya. No que diz respeito a animação e rigging, e portanto, quero dizer, ao animar e riggar, o maya consegue ser mais sólido. Há kilos de informação sobre maya 'how to anything' online, e portanto a aprendizagem é mais rapida! Ultimamente, como disse, tenho vindo a trabalhar com c4d, e ainda que tivesse choramingado muito (normal quando se usa um software diferente, porque: "ai este não tem aquilo" ou "estes constraints são horriveis"), devo dizer que se conseguem muito bons resultados, e até ficar-se surpreendido com algumas funções. Lembrem-se, falo sempre numa prespectiva Animação/Rigging, apenas. Acredito que a Maxon tem algum trabalho a fazer no que diz respeito a character animation, mas que vai num bom caminho. O Blender também tem dado que falar, mas como o Paulo disse, se tiveres uma mão cheia de estudios com Blender incluido no pipeline é uma sorte. O que pode ser interessante procurar experimentar é Houdini. Há demasiados "It's the future!" a serem ditos, e a demand de malta que use houdini é tão alta, para que se ignore o software. E ainda que não tenha, verdadeiramente explorado o software, não acredito que é um bicho de sete cabeças, como o interface pode fazer parecer.
:) do pouco que já vi também acho o Maya muito melhor que o Max.
Confesso que é programa que abomino e fujo sempre que posso XD
Entre Maya e Max, prefiro o Maya sem sombra de dúvida! O Blender só o consideraria sob circunstâncias muito específicas (pelo menos para já): se soubesse de um estúdio que o utilizasse e teria trabalho garantido, ou só iria trabalhar com clientes finais, cujos resultados não estariam dependentes do software a usar. Portanto resta-te o C4D, que ao qual te vais adaptar muito facilmente, em alternativa ao Maya.
Sim não é especifica e eu sei que o 3Ds max é mais usado para arquitectura que é a maior parte do nosso mercado.
Não te fies na poll para te decidires! A poll não te diz qual o mercado target de cada pessoa que votou. Não te diz se são freelancers ou a trabalhar por conta de outrem e nem te diz se as licenças são legais ou não!
ahahah! Por acaso, tenho na minha lista o Maya, Blender e o Cinema 4D para aprender... infelizmente não consigo aprender todos ao mesmo tempo.. vou ter de optar por um e ontem estava bastante decidida pelo Blender... mas hoje de manhã ao ler o que escreveste fiquei com algumas duvidas e então depois de ver os resultados da Poll dos "programas 3D mais usados" ainda mais indecisa fiquei... acho que vou reflectir mais um pouco :D
https://www.tuganetwork.com/poll-resultas
Se precisares de dicas ou de orientação, não tenho qualquer problema é dar-te, assim como já o fiz com tantos outros. Não faço parte da Maxon, por isso se passado algum tempo decidires por outro software, amigos à mesma! LOL
Há sempre pontos fortes e fracos em todos os softwares! O C4D é completo! Podes fazer tudo o que referiste mas no mercado de motion não tem rival! É muito intuitivo de se trabalhar e tem, a meu ver, o UI mais bem desenhado de todos. A todos a quem aprensentei o C4D, que nunca tinham tido contacto com 3D ou com alguma experiência noutros programas do género, também acharam o mesmo.
Para além de que detesto a Autodesk e existem muitos estúdios por esse mundo fora com a pipeline assente no C4D. Para além de que tens disponível o Redshift, Arnold, Vray, Octane etc para C4D.
Ai é?! Muito interessante saber a tua opinião.
então o C4D é o melhor? fazer animação de personagens, ou é mais motion?
Tinha a ideia de que o C4D era mais para motion.
Eu já trabalhei com Max, Maya, XSI, LW, Modo, dei uns toques em Houdini e trabalho há vários anos com o C4D, que é a espinha dorsal da minha pipeline. Dependendo de algumas exigências de alguns projetos, ainda trabalho de forma esporádica no Maya e Max. Admito que já fiz varias tentativas de aprender a trabalhar no Blender, meramente por curiosidade devido ao software ser gratuito e os resultados finais serem satisfatórios! Tenho de admitir que não gosto do software. De todos com que trabalhei até à data, seria a minha última opção.
Trabalho com vários estúdios e nenhum inclui o Blender nas suas pipelines. Do meu ponto de vista é um desperdício de tempo, neste momento, tentares aprender um software que não te dará uma vantagem a nível profissional. Para quem faz “umas coisas em 3D” e não pode ou não quer gastar dinheiro, sim é a melhor opção sem dúvida. Talvez nos próximos tempos o panorama mude, mas não acredito muito.